Escola de música

A escola funciona na sede do RFEEP situada na antiga Escola Primária de Eira Pedrinha, aos sábados de manhã. É um projeto idealizado pelo RFEEP, e começou a sua atividade no ano de 2014.

A Escola de Instrumentos Tradicionais do RFEEP tem como principal objetivo colmatar a falta de um ensino académico nos instrumentos de cariz tradicional na região e permitir desta forma a sua continuidade, oferecendo não só uma componente prática como também uma componente teórica através da disciplina de formação musical.
As aulas são gratuitas e dadas pelo Maestro Pedro Devesa. A única condição é que os interessados integrem o rancho por um período mínimo de 5 anos.
Os instrumentos lecionados são: Acordeão, violas, cavaquinhos, etc.
Um dos objetivos futuros da escola será promover encontros de tocadores assim como criar condições para a realização de palestras, conferências e outro tipo de atividades, tendo sempre por matriz a música tradicional portuguesa.

Museu

Museu Etnográfico de Eira Pedrinha

Ao longo dos anos foi crescendo o sonho e o desejo de possuirmos um espaço onde pudessem ser guardados e expostos os muitos objetos que sabíamos existirem em muitas casas da nossa aldeia, testemunhos de um tempo há muito passado e cujos proprietários se dispunham a ceder. Tendo em conta que na nossa aldeia houve em tempos muitos moinhos, agora já desativados, um deles seria o local ideal para a instalação do nosso museu. Mas nem a nossa capacidade financeira permitia a sua compra, nem tão pouco havia quem quisesse vender.
Apesar de tudo fomos continuando a juntar objetos que se foram amontoando em vários locais, sempre com esperança de que havia de chegar o dia em que se materializasse o nosso sonho, o que veio a acontecer neste ano de 2014, com a cedência, por parte da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, do edifício que durante anos foi a Escola Primária e que estava sem utilização. Assim, no dia 31 de Maio de 2014, foi inaugurado o espaço a que orgulhosamente chamamos o Museu Etnográfico de Eira Pedrinha.